Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

16 a 21 de Janeiro de 2024 | Rio de Janeiro
Participe da Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e participe de mesas temáticas, exibição de documentários, debates enriquecedores, além de celebrar a diversidade e a liberdade religiosa com o grande festival inter-religioso “Cantando a gente se entende”.
Conferência Internacional: Os Desafio para a promoção da Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos com Epsy Campbell Barr

Dra. Epsy Campbell Barr é presidente do Fórum Permanente dos Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas (ONU)*, Ex-Vice-presidente e Deputada Federal da Costa Rica e tem um amplo trabalho voltado para a defesa dos direitos humanos.

VII Seminário Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos

Mesas temáticas expositivas coordenadas por um especialista, composta por autoridades e especialistas em diversas áreas do conhecimento para dialogar sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos.

Workshops, debates, rodas de conversas e painéis

Workshops, debates e rodas de conversa compostas por lideranças e representantes de diversos movimentos religiosos, culturais e especialistas em diversas áreas do conhecimento para dialogar sobre Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos.

I Mostra Internacional de Documentários sobre Liberdade Religiosa e Direitos Humanos

Exibições de documentários e painéis de discussão com cineastas, ativistas dos direitos humanos, líderes religiosos e acadêmicos.

Atividade Adiada por motivos de Segurança | Lançamento do Circuito Ubuntu com Roda de Samba Sambastião

Lançamento do Projeto Circuito Ubuntu com muito Samba e atividades diversas como: roda de conversa, tratando de assuntos de combate ao racismo e intolerância religiosa.

Atividade Adiada por Motivos de Segurança | Cantando a gente se entende - Festival Cultural Inter-religioso | Parque de Madureira

Um espaço onde da cultura e a diversidade religiosa se encontram em para celebrar a liberdade religiosa, democracia e estado-laico.

Atrações do Festival Cantando a Gente se Entende

Rita Benneditta

Artista

Kleber Lucas

Artista

Vou Pro Sereno

Artista

E muito mais...

FAÇA PARTE DESSE MOVIMENTO! #COMPARTILHEON-LINEEOFF-LINE
Sobre o evento:

A Semana Nacional de Combate à Intolerância Religiosa é um evento significativo destinado a promover o diálogo e fortalecer a tolerância, liberdade e coexistência pacífica entre diferentes religiões no Brasil.

O evento ocorre em um contexto onde a intolerância religiosa continua a ser um desafio, especialmente notável no crescimento de casos contra comunidades religiosas minoritárias.

Confira a programação do evento

Sala de Sessões

17h - Conferência de abertura

Tema: Desafio para a promoção da Liberdade Religiosa, Democracia e Direitos Humanos

Convidada: 

Dra. Epsy Campbell Barr - Presidente do Fórum Permanente da ONU sobre Pessoas de Descendência Africana. Vice-presidente da Costa Rica, foi Vice-presidente da Costa Rica 

Padre Emgdio Cuesto Pino - É Sacerdote Religioso Afro-Colombiano e Missionário do Verbo Divino. Licenciado em Teologia pela Pontifícia Universidade Javeriana, Bogotá. Especialista em Administração pela Pontifícia Universidade Bolivariana/Instituto Missionário de Antropologia. Desde 2008 é membro da Equipe de Coordenação Nacional da Pastoral Afro-Colombiana, da Corporação Centro Pastoral Afro-Colombiano - CEPAC. Faz parte da Convergência Nacional de Organizações Afro-Colombianas, CNOA, desde a sua criação e desde 2005 atua como seu Secretário Executivo.

14h - 15h45 | Tema: O racismo religioso e os perigos à democracia" 

Mesa para o seminário:  "O racismo religioso e os perigos à democracia"

Participação : Pr. Júlio Costa , Cleiton Chagas e Erica Bispo

Mediação:  Dra Rose Cabra

Responsável:  MNE

--

16h - 18h | 1ª Mesa: Tema- Política, Religiões e Democracia: Tem por objetivo analisar e debater as lutas pela liberdade, diversidade e pluralidade religiosa promovida pelos grupos religiosos marginalizados à luz do diálogo inter-religioso.

Convidados(as):

  • Profa. Dra. Iamara Viana- Professora da UERJ 
  • Prof. Dr. Paulo Baia- Sociólogo - Cientista Político e Professor da UFRJ 
  • Profa. Dra. Christina Vital- Professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da Universidade Federal Fluminense. Bolsista de Produtividade do CNPQ.

Mediador(a): Tauan da Silva Satyro-  Doutorando em História Comparada pela UFRJ

--

17h às 18h | Tema da mesa: Mesa Segurança  Pública  e Liberdade  Religiosa  

Convidados(as) 

Secretaria de Segurança  Pública

Representante: Dra. Ana Lúcia Santoro

Secretaria  da Polícia  Civil 

Representante: inspetora Cláudia Otília Caetano da Silva

Comando da PMERJ


Coordenação: Tania Jandira

--

18h30 - 20h30 | 2ª Mesa Tema - Religiões nos Meios de Comunicação: Tem por objetivo fazer uma sucinta análise sobre os processos construtivos das relações de poder entre a(s) religião(ões) e a(s) política(s) nos meios de comunicação, buscando possibilitar o entendimento dos múltiplos conflitos entre dos movimentos religiosos e instituições religiosas no Estado brasileiro.

Convidados(as) Nacionais e internacionais

  • Profa. Dra. Helena Theodoro- Programa de Pós-graduação em Filosofia da UFRJ
  • Profa. Dra. Juliana Cavalcante- Historiadora e divulgadora científica IFES/LHER/MN-UFRJ 
  • Clarissa Monteagudo-

Mediador(a): Yamim Lobo Ivanir dos Santos- Graduanda em Pedagogia pela UERJ/ São Gonçalo

--

 

18h30: Lançamento do Painel de Dados do Índice de Desenvolvimento Integral dos Povos e Comunidades Tradicionais - INDEPIT RIO e do relatório em parceria com o Escritório de Dados da Prefeitura do Rio. (Atividade com debate)

--

19h30 | Mostra de Cinema - “Iroko - A Árvore Sagrada” em parceria com o Núcleo de Estudos em Grafia e Herança Africana - NEGHA do Departamento de Geografia da UFRJ. (Atividade com debate).  

14h às 15h30 | Filme: Arruma um pessoal pra gente botar uma macumba num disco

Direção: Chico Serra

Produtoras: Cine Batucada e Cinemateca do MAM

Tempo: 20min.

- Prof. Dr. Ivanir dos Santos (PPGHC/UFRJ e CEAP)

- Profa. Dra.Helena Theodoro (LUPA/CARNAVAL

--

16h - 18h | 3ª Mesa Tema- Religiões no Campo do Direito: Tem por objetivo analisar e debater os processos construtivos das relações de poder, fomentadas durante séculos no Brasil, entre a(s) religião(ões) e a(s) política(s) no Campo dos Direitos

Convidados(as)

  • Dr. Carlos Gustavo Direito- Desembargador do TJ/RJ, Professor PPGD-UVA, Doutor em Direito 
  • Dra. Elisiane Santos, Procuradora do Trabalho/MPT. Vice-Coordenadora Nacional do GT Povos Originários, Comunidades Tradicionais e Periféricas/MPT. Doutoranda em Sociologia e Direito/UFF. Mestra em Filosofia/IEB-USP. Membra do GT Liberdades/PFDC-MPF.
  • Dr. Gustavo Proença- Doutor em Direito, Advogado.

Mediador(a): Dra. Mônica Alexandre dos Santos- Vice Presidente da OAB/RJ

--

16h - 18h | Mesa: Políticas Públicas para Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiros (Ministério da Igualdade Racial) 

Convidadas: 

Eloa da Silva Moraes
Coordenadora-geral da Diretoria de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiro da SQPT

Anne Caroline Nascimento da Silva
Coordenadora de Combate ao Racismo e à Discriminação Étnico-Racial do NUCORA/DPU-RJ

Edu Nascimento
Coordenador do Escritório Estadual do Ministério da Cultura no Rio de Janeiro. 

Responsável: Eloá Moraes- Ministério da Igualdade Racial

--

18h30 - 20h30 | 4ª Mesa : Tema- Estado laico, liberdade e pluralidades: Tem por objetivo analisar e debater sobre os desafios para a promoção do Estado laico, das liberdades e da tolerância diante do cenário atual e do avanço do conservadorismo.

Convidados(as)

  • Profa. Dra. Carolina Rocha- Filha de Xangô, doutora em sociologia, historiadora, Assessora Política, Pesquisadora e Escritora-
  • Pe. Julio Lancelotti (participação on line) - 
  • Pe. Emigdio Cuesta Pino- Missionário do Verbo Divino. Licenciado em Teologia pela Pontifícia Universidade Javeriana, Bogotá.

- Dra. Lusmarina Campos Garcia – Pastora e Teóloga Luterana, Doutora em Direito pela UFRJ 

Mediador(a):  Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos- PPGHC/UFRJ e CEAP 

--

18h30 - 20h30 | Nome do Filme: Diário de uma Feiticeira

Tempo: 52 minutos

Direção: Mônica Deles

Formato: Documentário

Responsável: Movimento Wicca 

14h - 15h45 | Mesa: Sankofa: uma perspectiva ancestral em saúde no Brasil

Convidados: 

Marcos Moreira da Costa- Coordenador de Atenção à População Negra

 Kêa Costa- Psicólogo,  doutorando em psicologia pela UFF; especialista em Atenção Psicossocial UFRJ e mestre em Serviço Social PUC

Responsável: Thatiane AWO

--

15h - 16h30 | Mesa Mulheres, Cultura e Religiosidades 

Convidadas: 

Profa. Dra. Mariana Gino - Secretária Executiva Adjunta do CEAP 

Renata Ribeiro- Movimento Mulheres Sambistas

Michel Joseph- Estudante do Bacharelado em Serviço Social pela Universidade Andrés Bello

Marcelle Oliver- Mães de Wakanda 

Mediação: Monique Oliveira da Rocha

--

16h | Capacitação em “Instrumentos e técnicas de limpeza de espaços públicos com oferendas” para equipes da Comlurb e da SMAC. Tema: A ancestralidade de matriz africana e o meio ambiente com: Ya Dolores Lima (CETRAB), Luis Eduardo Oliveira (Negrogun), Babalawo Kelvin Okana Roso (Ifa Wade), Mãe Celina de Xangô (Centro Cultural Pequena África) 

Responsável: Leonardo Mattos 

--

17h45: Lançamento do “Selo Rio Mais Sustentável de Desenvolvimento Integral” para certificar atividades que já são marcadas pela redução de práticas danosas ao meio ambiente e, também, para as que se comprometem em implementá-las. A primeira aplicação será nos Presentes à Yemanjá de fevereiro de 2024 e a premiação em março do mesmo ano. 

Responsável: Leonardo Mattos 

--

18h: Mostra de Cinema - Documentário: Sepetiba e a Rainha do Mar (30’) em parceria com a Comissão Organizadora Presente à Yemanjá em Sepetiba por ocasião dos seus 30 anos em 2024. (Atividade com debate). 

Responsável: Leonardo Mattos 

--

Atividade Cancelada 14h - 15h30 | Série:  Resistência Negra (Ep 2) 

Autoria:  Prof. Dr. Babalaô Ivanir dos Santos 

Direção: Mayara Aguiar 

--

Atividade Adiada - 15h30 | Lançamento do Circuito Ubuntu Carioca com a Roda do Sambastião e convidados.

Teremos apresentação da Série Resistência Negra e Roda de Conversa com Agentes Culturais sobre combate ao Racismo e Intolerância Religiosa.20/Jan | às 15h30 | Praça de São Sebastião | Evento Gratuito

Endereço: Monumento a São Sebastião – Praça Luís de Camões - Glória, RJ

--

Atividade Cancelada  16h - 17h30 | Série: Resistência Negra (Ep 5) 

Autoria:  Prof. Dr. Babalaô Ivanir dos Santos 

Direção: Mayara Aguiar 

--

16h - 17h: Debate: A Pequena África pelo Islamismo, a Umbanda, o Catolicismo e o Candomblé: intersecções com: Haida (Islamismo), Gangazauangi (Candomblé), Frei Roger (Catolicismo) e Caio Bayma (Umbanda)

Festival Cultural Inter-religioso “Cantando a gente se entende”, que contará com diversas atrações culturais e religiosas.

  • Cantores, cantoras e bandas religiosas e inter-religiosas 
  • Barracas inter-religiosas
  • Apresentação de danças culturais 

Evento: Festival Cultural Inter-religioso “Cantando a gente se entende”

Horário: 10h às 19h30h
Data: 21/01/2023
Local: Parque Madureira - Rio de Janeiro, RJ  | R. Soares Caldeira, 115 - Madureira, Rio de Janeiro - RJ, 21351-140

Presenças confirmadas

Dra. Epsy Campbell Barr

Presidente do Fórum Permanente dos Afrodescendentes da Organização das Nações Unidas (ONU) / Ex-vice-presidente e Deputada Federal da Costa Rica

Prof. Dr. Babalawô Ivanir dos Santos

Autor da Série Resistência Negra / Consultor Estratégico do CEAP / Professor do PPGHC-UFRJ

Dra. Helena Theodoro

Pós-doutora em História Comparada | UFRJ / Doutorado em Filosofia | UGF / Mestrado em Educação | UFRJ / Pedagogia | UERJ / Ciências Jurídicas | UFRJ

Prof. Éle Semog

Presidente do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, mestre, poeta, escritor, contista e historiador.

Emigdio Cuesta Pino

Sacerdote Religioso Afro-Colombiano e Missionário do Verbo Divino. Graduado em Teologia pela Pontifícia Universidade Javeriana, sede em Bogotá. Especialista em Gestão pela Pontifícia Universidade Bolivariana/Instituto Missionário de Antropologia. Desde 2008 é membro da Equipe de Coordenação Nacional da Pastoral Afro-Colombiana, da Corporação Centro de Pastoral Afro-Colombiana - CEPAC. Faz parte da Convergência Nacional de Organizações Afro-Colombianas, CNOA, desde a sua criação e desde 2005 atua como seu Secretário Executivo.

Profª. Drª. Mariana Gino

Secrétariat Général du Centre Joseph Ki-Zerbo pour l'Afrique et la Diaspora (CIJKAD). Doutora em História Comparada pela UFRJ. Secretária Executiva do CEAP

Michel Joseph

Michel-Ange JOSEPH, Trabalhadora Social, Presidenta da Fundacão CIJYS. Fundación Cónclave Investigativo de las Ciencias Jurídicas Y Sociales)

Há 34 anos, atuando ativamente no combate ao racismo e à intolerância religiosa, assim como todos os tipos de discriminação e na defesa dos direitos humanos.

Somos uma organização civil de cunho social, fundada no Rio de Janeiro em 1989, com a missão de promover a Cultura Negra – tanto as tradições africanas quanto as contemporâneas – como forma de combate ao racismo e à intolerância religiosa.

A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) é formada por umbandistas, candomblecistas, espíritas, judeus, católicos, muçulmanos, evangélicos, hare krishnas, budistas, ciganos, wiccanos e agnósticos. Também são membros da comissão o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o Ministério Público e a Polícia Civil.